logo Minitério de Minas e Energia
logo Eletrobras

Introdução

Última modificação: 10/05/2017
Aerogerador de pequeno porte

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) está desenvolvendo um estudo, encomendado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para avaliação do mercado de aerogeradores de pequeno porte no Brasil. Este estudo tem por objetivo avaliar a utilização de aerogeradores de pequeno porte como uma opção energética para os consumidores interessados em adotar o Sistema de Compensação Energética definido na Resolução Normativa Aneel nº 482/2012.

Entendendo que a visão dos agentes do segmento é de grande importância para avaliação do mercado e também para apoio na elaboração de políticas públicas, desenvolvemos um breve questionário sobre o consumidor potencial de aerogeradores de pequeno porte que nos auxiliará a conhecer melhor o segmento e as expectativas futura dos agentes da cadeia produtiva.

Desta forma, gostaríamos de contar com sua colaboração para nos auxiliar no melhor entendimento deste mercado preenchendo o questionário para o potencial consumidor final. No estudo foram planejadas duas janelas de pesquisa para o consumidor final: a primeira janela permaneceu aberta por 35 dias (2014) para preenchimento do questionário, no entanto a segunda janela de tempo ficará aberta por 1 ano, i.e, até dezembro de 2015.

Informe Técnico 01 - Aerogeradores de Pequeno Porte: Percepção dos Potenciais Consumidores apresenta o resultado consolidado da primeira janela da pesquisa. Adicionalmente, o Informe Técnico 02 - Aerogeradores de Pequeno Porte: Percepção dos Produtores apresenta os resultados de outros agentes da cadeia produtiva. 

 Outras informações serão disponibilizadas no site no desenvolver do estudo.Conjuntamente queremos agradecer sua participação e nos colocamos a disposição para qualquer dúvida ou sugestão.

 A seguir segue uma listagem de fornecedores de APP no Brasil:

 

Listagem de fornecedores[1] APP Brasil (autodeclaração)

Empresa: WEG Equipamentos Elétricos S.A.

Portfólio: Aerogeradores modelos AGW100 (95 kW) e AGW110 (2,1 MW)

Local: Jaraguá do Sul/Santa Catarina (Brasil)
Telefone: +55 (47) 3276-4000
Sitio: www.weg.net
E-mail: energia@weg.net

 

Empresa: Eletrovento

Portfólio: comercializa sistemas aerogeradores importados, com potências desde 500 W até 100 kW. Com exceção ao de 500 W que só pode ser sistema off-grid, todos os outros sistemas (de 1 kW até 100 kW) podem ser sistema off-grid ou on-grid. Além dos sistemas aerogeradores também desenvolvem sistemas fotovoltaicos, postes para iluminação pública solar, bombeamento de água solar, etc.

Local: Av. Brasil, 445 – Distrito Industrial – Mairinque – SP (Brasil)
Telefone: +55 (11) 4246-1385
Sitio: www.eletrovento.com.br
E-mail: eletrovento@eletrovento.com.br

 

Empresa: Hidro Metalúrgica ZM ltda

Portfólio: comercializa sistemas aerogeradores de 3 kW para geração de energia com sistema on-grid, além de MCH de 4 kW para geração de energia elétrica com sistema on-grid e off-grid, bombas de pistão acionadas por roda d`agua, destinadas para bombeamento de água em sítios e fazendas e bombas de membrana acionadas por turbina, destinadas para bombeamento de água em sítios e fazendas.

Local: Rua Pioneiro Paschoal Lourenceti, 733- Parque Industrial II, Maringá, PR- Brasil Cep. 87065-210
Telefone: +55 (44) 3028-0200
Sitio: www.zmbombas.com.br
E-mail: engenharia@zmbombas.com.br, vendas@zmbombas.com

 


[1] As informações dispostas foram autodeclaradas pelas empresas.